background

Poupar com o aquecimento

Poupar com o aquecimento

Poupar com o aquecimento

O aquecimento central representa cerca de 40% do consumo energético doméstico*. Isso dá uma especial relevância ao tipo de caldeira que tenhamos, sendo as caldeiras de condensação as que nos oferecem maior eficiência com qualquer tipo de instalação.

* Sem considerar custo da energia para arrefecimento no verão.

Para otimizar o funcionamento da caldeira é necessário que ela esteja dotada de sistemas de regulação, como os termóstatos ambiente programáveis. Isto torna compatível o nosso conforto com a poupança energética.

É preciso ter em conta que por cada grau que aumentarmos à temperatura ambiente, o consumo de energia aumenta aproximadamente7%. Assim, sem prescindir do conforto em casa, recomenda-se que a habitação tenha uma temperatura ambiente entre 19 e 21 ºC durante o dia e, durante a noite, se mantenham os quartos a uma temperatura entre 15 e 17 ºC. Durante a noite, para evitar ao máximo as fugas de calor, devem fechar-se os estores e as cortinas. Inclusivamente poderá ser desnecessário ligar o aquecimento se for aproveitado o calor acumulado durante o dia. No caso de se ausentar de casa durante umas horas deve reduzir a temperatura para 15ºC.

A utilização de válvulas termostáticas nos radiadores permite ajustar a temperatura de cada divisão da casa às necessidades exigidas em cada momento.

O melhor lugar para colocar o radiador é debaixo das janelas.

Deve-se evitar cobrir os radiadores com roupa ou coisas semelhantes.

No início da temporada de aquecimento, os radiadores devem ser purgados. O ar contido no seu interior dificulta a transmissão de calor.

A ventilação da casa é suficiente deixando as janelas abertas durante 10 minutos. Com isso consegue-se renovar o ar sem que se chegue a arrefecer totalmente a casa. É também importante efetuar manutenção preventiva do aparelho visando garantir o seu desempenho original.

Finalmente, se possível, melhore o isolamento da casa, evitando que o calor produzido se escape. Os sistemas de vidro duplo ou janela dupla reduzem para metade as perdas de calor.